Minha lista de blogs

domingo, 3 de abril de 2011

FISIOTERAPEUTA X MASSAGISTA

Eis ai um tema perturbador na cabeça de muitos. 
Acho esse tema bastante polêmico e é exatamente por esse fato que resolvi trocar informações. 
Li inúmeras enquetes, artigos e publicações a respeito desse assunto e sinceramente, ri em quase todos eles.  Vocês vão entender por quê. 
Como disse no artigo anterior.  O Fisioterapeuta é um profissional graduado, com formação superior (acadêmica) diferente do massoterapeuta que é de nível técnico.  A massoterapia pode ser um recurso para o fisioterapeuta, diferente se for o inverso.  A fisioterapia jamais será um recurso massoterapêutico.  Não existe curso técnico em fisioterapia, se existe em algum lugar, este não é regulamentado.
Meu propósito aqui não é discutir detalhadamente a massoterapia, como a fisioterapia foi amplamente apresentada na matéria (FISIOTERAPIA X FISIOTERAPEUTA), mas apresentar conceitos fundamentais para deixar bem transparente essa confusão, que para mim é conceitual e de má fé, em partes. E fomentar a importância das duas profissões.
Uma rivalidade desnecessária, pois cada uma tem o seu papel promissor e bem definido quando o assunto é fornecer qualidade de vida a um indivíduo. As diferenças são tão óbvias que fico a pensar porque tanta polêmica.
Ambas as profissões usam as mãos como recurso terapêutico, sendo que o massoterapeuta fica restrito a atribuições mais simples.
MASSOTERAPIA é uma profissão a nível técnico que usa um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que tem como objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção do bem estar e da melhor qualidade de vida, assim como, em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina oficial, propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos de saúde.

A Massoterapia se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde.

A profissão de Massagista é reconhecida desde 05 de outubro de 1961, através da Lei Federal 3.968, que DISPÕE SOBRE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE MASSAGISTA. Sendo que muito antes, em 10 de dezembro de 1945, o Decreto-Lei 8.345, DISPÕE SOBRE HABILITAÇÃO PARA EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO MASSAGISTA.

O reconhecimento legal do Massagista é anterior ao de diversas outras profissões da área da saúde, inclusive a Fisioterapia (1969).

Uma coisa é certa: FISIOTERAPEUTA NÃO É MASSAGISTA.  Essa definição é muito aquém do que realmente somos.  O conceito que nos tange é muito além deste.  Somos profissionais como os massoterapeutas e as duas profissões com leis regulamentadas, com seus respectivos códigos de ética e conselhos. 

O respeito deve ser universal, como diz a “música”, “cada um no seu quadrado”.

A integralidade hoje em dia ainda é foco de discussão e análise, mas imagine como seria a saúde da população unindo saberes?
 
Pense nisso e até o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário