Minha lista de blogs

sábado, 16 de abril de 2011

DAD - MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

A maioria das pessoas com osteoporose geralmente procura assistência especializada por causa da dor. Freqüentes vezes descrevem a dor como algo crescente e profundamente dolorido e mal localizado e que se faz presente há anos.  A dor pode ser agravada pelas mudanças de tempo e por atividade crescente.  A dor associada à atividade começa tipicamente logo depois, ou pouco depois, de o paciente começar a usar a articulação e pode persistir por horas após cessar a atividade.  Algumas pessoas, primeiro denunciam os sintomas como consequência do menor dano ou de atividade física incomumente vigorosa; as radiografias, entretanto, usualmente mostram mudanças que são consistentes com a degeneração articular de longa data.  Nos estágios mais avançados da doença, a dor torna-se constante e desperta o paciente durante o sono.
A maioria dos pacientes também reclama de rigidez articular, especialmente pela manhã ou depois de prolongadas atividades.
A rigidez usualmente não dura mais que 30 minutos.  À medida que a degeneração articular vai progredindo, os pacientes podem denunciar perda de movimento e sentir crepitação desagradável, sensações de aprisionamento e de trituração na articulação quando em movimento ativo.  O alargamento da articulação causado por formação de osteófito e deformidade acontece mais tarde no curso da doença. 
Em alguns pacientes com avançada doença degenerativa, espasmos musculares desenvolvem-se e contribuem para as contraturas. Os sintomas generalizados como perda de peso, fadiga generalizada ou anorexia são incomuns. 
A DAD pode envolver qualquer articulação sinovial e o envolvimento da articulação varia segundo o gênero e a idade.
Mudanças radiográficas na osteoartrose (por articulação)
(100% da população)
Idade (anos)
Mão
Joelho
Quadril
18-24
1,6
2,8
-
-
25-34
3,4
7,0
-
-
35-44
14,3
14,1
1,6
-
45-54
36,4
23,9
3,0
-
55-64
63,0
36,9
5,7
2,7
65-74
74,5
44,2
13,8
3,5

            O envolvimento do quadril, por exemplo, é mais incomum nas mulheres, enquanto a degeneração articular das mãos e joelhos ocorre mais frequentemente nelas.  Diferente da artrite reumatóide, o envolvimento articular na osteoartrose não é simétrico e limita-se a uma ou poucas articulação.
            No joelho, também definida como gonartrose, causa dor ao movimento ativo, rigidez após inatividade e limitação de movimento.  Mais tarde, o correr da doença, pode ocorrer subluxação da articulação.  Em muitos pacientes, podem ocorrer deformidades em varo à medida que a doença progride.
            Nas mãos, ocorre mais comumente nas mulheres do que nos homens, talvez pelas atividades domiciliares de repetição, exercidas ao longo da vida. Alguns pacientes desenvolvem sinais clássicos: nódulos de Heberden nas articulações interfalangeanas distais e nódulos de Bouchard nas articulações interfalangianas proximais.  A inflamação pode causar amolecimento dos nódulos, e mais tarde eles se tornam assintomáticos.  Cistos recheados com uma substância gelatinosa podem formar-se sobre a face dorsal da base da falange distal.  Mais tarde, na doença, deformidades incapacitantes podem restringir ainda mais o movimento articular.

            A dor no quadril causada pela DAD pode desenvolver-se lentamente e eventualmente causar um caminhar antálgico doloroso e cambaleante. A dor pode ser referida, o que se nota no aspecto exterior do quadril na região inguinal, das nádegas ou dos joelhos. A dor referida pode mascarar a verdadeira fonte do problema.  Os pacientes caracteristicamente mantem a extremidade afetada em rotação e o quadril flexionado.  A limitação do movimento torna o ato de sentar e levantar muito difícil.  Com a progressão da doença, pode ocorrer encurtamento do membro afetado por causa de subluxação da cabeça do fêmur e/ou encurtamento muscular.



            Na coluna vertebral, a doença degenerativa articular das superfícies da articulação causa dor e rigidez, assim como desconforto, e em alguns pacientes sintomas neurológicos.  A dor e os sintomas neurológicos podem resultar de osteófitos, que pressionam a medula vertebral ou que estreitam os forames intervertebrais, de protrusão degenerativa de disco ou de subluxação apofiseal da articulação. O envolvimento da coluna vertebral pode ocasionar problemas neurológicos e comprometer o flux sanguíneo pelas artérias vertebrais, causando vertigens, problemas visuais, cefaléia e outros.  A osteoartrose da coluna lombar é uma causa comum de dor lombar.  Com o aumento da idade, há mudanças significativas na estrutura, composição e propriedades dos discos intervertebrais, o que contribui para altera as faces articulares e a formação de osteófitos, conhecido pelo senso comum como bico de papagaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário